Isolamento social cai um terço e MG tem só 40% da população em casa
Monitoramento feito pela In Loco aponta que distanciamento social caiu quase 20 pontos desde 22 de março, quando 62% estavam em casa
Minas Gerais|Luíza Lanza*, do R7
Apesar de as autoridades de saúde de Minas Gerais reforçarem a indicação de que somente o isolamento social pode conter a disseminação do coronavírus, a população mineira tem ficado cada vez menos em casa. O índice de isolamento no Estado é de apenas 40,3% e vem caindo desde o final de março. .
Os dados são da In Loco, empresa de aplicativos e privacidade digital, que criou o Índice de Isolamento Social, um mapa que mostra o percentual da população que está respeitando as recomendações sanitárias.
De acordo com o levantamento da empresa, o distanciamento caiu quase 20 pontos percentuais em Minas desde 22 de março, quando teve a maior adesão. Naquela data, 62,1% dos moradores estavam em casa.
Leia mais: Isolamento reduz em 45% a emissão de poluentes no ar em BH
O objetivo da empresa com a publicação do mapa é auxiliar as autoridades a direcionarem os recursos de segurança pública, comunicação e saúde, baseado na adesão da população ao distanciamento em todos os estados do país.
Casos
Leia também
Até o momento, Minas Gerais tem 2.943 infectados e 111 mortes causadas pela covid-19. Com 124 municípios em estado de calamidade pública, o Estado disse, na segunda-feira (4), que não vê, por enquanto, necessidade de determinar o fechamento das cidades.
No mesmo dia, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, confirmou em coletiva de imprensa que o monitoramento do governo detectou a redução do isolamento, que segue sendo a principal medida para conter a disseminação do coronavírus.
*Estagiária do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli