"Jahari" é o nome escolhido para o segundo bebê gorila nascido no zoológico de BH
Prefeitura manteve escolha de nome africano para filhote de gorila
Minas Gerais|Thaís Mota, do R7

Após a polêmica acerca de um nome africano para o segundo bebê gorila nascido no zoológico de Belo Horizonte, a Prefeitura da capital mineira decidiu manter a votação popular que escolheu o nome do filhote e divulgou nesta segunda-feira (29) o resultado.
Jahari, que significa jovem forte e poderoso, foi o nome escolhido pela população. Ele obteve 42% dos votos. Já Ayo (felicidade) foi o segundo mais votado, com 39%, e Bakari (o que terá sucesso), ficou com a terceira posição, com 18% dos votos.
A escolha do nome do filhote de Leon e Imbi, nascido no dia 10 de setembro, no Jardim Zoológico de Belo Horizonte, foi feita por meio da internet. Entretanto, a divulgação do resultado foi adiada após o Ministério Público expedir uma recomendação à prefeitura para cancelasse o processo.
A alegação do órgão era de que a utilização de um nome africano para um gorila seria uma prática racista e poderia “acarretar danos irreparáveis aos grupos étnicos diretamente atingidos, a saber, os negros africanos e os brasileiros afrodescendentes”.
No entanto, a PBH informou que "a Procuradoria Geral do Município emitiu parecer esclarecendo não haver qualquer traço de racismo na iniciativa da Prefeitura, que, ao contrário, desenvolve diversas ações voltadas ao fortalecimento da igualdade racial".
Ainda segundo o parecer da Procuradoria, a escolha dos nomes de origem africana teve o propósito de estimular no público visitante do zoológico "a percepção da correlação dos animais com seu ambiente de origem e, desta forma, colaborar com as atividades de educação ambiental e preservação da biodiversidade".