Janeiro é o mês mais chuvoso da história de Belo Horizonte
Nos primeiros 29 dias de 2020 choveu 58% da quantidade esperada para todo o ano; temporal deixou estragos em vários pontos da capital mineira
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
Janeiro de 2020 é o novo mês mais chuvoso da história de Belo Horizonte desde que começaram as medições na cidade, em 1910.
Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam que até esta quarta-feira (29) já choveu 932,3 milímetros. O recorde até então era de 850 milímetros, registrado em janeiro de 1985. Ainda segundo o órgão, já choveu 58% do esperado para o todo o ano, já que a média anual é de 1.602,6 milímetros.
Um forte temporal voltou a cair sobre a capital mineira nesta terça-feira (28). A Defesa Civil municipal tinha previsão de chuva para a data, mas a quantidade foi além da prevista.
De acordo com o meteorologista Cléber Souza, do Inmet, o volume considerado "excepcional" foi causado pela combinação de áreas de instabilidade com as altas temperaturas. Os termômetros chegaram a 31,2º C em BH.
Previsão
Segundo o especialista, novas pancadas pondem ser registradas na tarde e na noite desta quarta-feira (29). Até o fim de semana, a chuva deve ficar mais amena, mas os temporais ainda podem voltar a partir da segunda-feira (3).
— Uma frente fria deve passar pela região no fim de semana e devemos voltar as ter as mesmas condições que hoje a partir de segunda. Então há grandes chances de mais chuvas significativas.
Veja imagens: