Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jornal inglês coloca a UFMG como a melhor universidade federal do país

Instituição de BH também aparece como a 5ª melhor federal da América Latina; reitora comemora ranking mas lamenta cortes

Minas Gerais|Regiane Moreira, da Record TV Minas

Um ranking desenvolvido pela Times Higher Education, uma das publicações sobre educação mais importantes do mundo, colocou a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) como a melhor federal de todo o Brasil.

Ao todo, 177 universidades de 13 países latino-americanos foram avaliadas pelo periódico vinculado ao jornal The Times. A UFMG também apareceu como a quinta melhor universidade federal da América Latina, atrás apenas da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Chile, Usp (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e o Instituto de Tecnologia de Monterrey, no México.

A atual reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart de Almeida, confessa que a primeira sensação que teve ao ver a publicação foi orgulho. Ela destaca que essa conquista é resultado de um esforço de algumas gerações.

— É a conclusão justamente de todo o esforço realizado por toda a comunidade acadêmica da UFMG.

Publicidade

O país com maior representação na lista é o Brasil, com 67 universidades. O ranking de 2021 analisou mais de 80 milhões de citações em 13 milhões de pesquisas. A UFMG alcançou a nota 79 e foi superada apenas pela PUC do Chile, primeira colocada geral no levantamento. O volume de citações é essencial para a boa avaliação da universidade no ranking.

A reitora da UFMG afirma que, apesar do reconhecimento, a universidade está em uma encruzilhada por causa dos cortes orçamentários. A Lei Orçamentária Anual, aprovada pelo Congresso Nacional em março deste ano, apresentou cortes no orçamento do MEC (Ministério da Educação), que reduziram ainda mais os recursos. Segundo Sandra, o Brasil precisa investir na educação para não sofrer com atrasos em todas as áreas.

Publicidade
Universidade sofre com os cortes de verba
Universidade sofre com os cortes de verba Universidade sofre com os cortes de verba

— O nosso receio é enorme. O corte deste ano é o maior dos últimos tempos, então estamos muito preocupados com o futuro da Ciência, justamente nesse momento que o Brasil precisa tanto da Ciência.

Apesar dos cortes, a UFMG desenvolveu mais de 200 estudos relacionados ao enfrentamento da covid-19 desde março do ano passado. Dentre elas, estão sete projetos de imunizantes contra a doença. Um deles está em processo mais avançado de desenvolvimento e pode se tornar a primeira vacina contra o novo coronavírus com tecnologia nacional.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.