Jovem de 16 anos é morto baleado por agente penitenciário em MG
Família do adolescente diz que autor do disparo teria se irritado com barulho feito pelo adolescente e os colegas; suspeito alega legítima defesa
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7, com Record TV Minas

Um adolescente de 16 anos foi morto com um tiro disparado por um agente penitenciário na cidade Montes Claros, a 422 km de Belo Horizonte. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar as circunstâncias da morte.
Câmeras de segurança mostram que Josué Nogueira estava em uma esquina do bairro onde morava com amigos quando Valdeir Alves Teixeira, de 40 anos, fez o disparo. A família do jovem alega que o agente penitenciário, que confirmou a autoria do disparo, teria se irritado com o barulho feito pelos adolescentes no local.
Em depoimento à Polícia Civil, Teixeira alegou que agiu em legítima defesa, uma vez que o grupo teria arremessado pedras e outros objetos contra a casa dele.
Testemunhas relataram que o agente teria feito um primeiro disparo, que não atingiu ninguém. Ronilda Nogueira, mãe do adolescente, conta que os jovens fugiram do local, mas o filho dela precisou retornar.
— Meu filho voltou para pegar a sandália que saiu do pé dele. Ele [Teixeira] matou meu filho a sangue frio com um tiro na nuca, sem dar a opção do meu filho ficar em uma cadeira de rodas para eu vê-lo.
O crime aconteceu neste domingo (16). De acordo com o delegado Bruno Rezende, Teixeira estava de folga, mas usou uma arma do trabalho. O homem foi levado para delegacia e liberado no dia seguinte, após prestar depoimento.
A família do adolescente relatou que, após o caso, internautas teriam publicado mensagens relatando que Nogueira teria relação com o tráfico de drogas. Segundo a polícia, o jovem não tinha antecedentes criminais.
A Sejusp (Secretaria de Segurança de Justiça de Minas Gerais) repudiou o possível comportamento inadequado com uso de arma de fogo pelo agente prisional.