Jovem é preso suspeito de invadir sites da Justiça e da polícia em MG
De acordo com as investigações, homem de 23 anos se exibia na internet com as invasões aos sistemas de instituições públicas e grandes lojas
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7, com Record TV Minas
Um jovem de 23 anos foi preso suspeito de invadir sites da Polícia Civil, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público de Minas Gerais. O homem foi detido em um assentamento onde mora com a família, em Uberlândia, a 537 km de Belo Horizonte. Segundo os investigadores, o suspeito agia desde 2013.
As investigações começaram depois que um site da Polícia Civil de Minas Gerais foi invadido, em junho deste ano. Segundo a delegada responsável pelo caso, o homem colocou mensagens de cunho político na página.
O inquérito apontou que ele fez o mesmo no site do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), do Ministério Público Estadual e em vários outros perfis públicos. O objetivo seria ganhar fama entre os crackers, que são as pessoas que usam a internet para invadir sistemas ou redes de computadores de forma ilegal.
Para não dar mais exposição ao suspeito, a polícia manteve o nome dele em sigilo. Ainda de acordo com a corporação, o jovem não tem formação na área de tecnologia da informação e nem trabalha no meio. Os investigadores ainda querem saber se ele usou ou repassou informações copiadas dos sistemas invadidos.
O suspeito deve ser indiciado por invasão de dispositivo informativo e estelionato. Levantamentos apontam que ele também invadiu sites de lojas de varejo, pegou dados dos cartões de crédito de clientes e utilizou para fazer compras.