Um motorista de aplicativo de Belo Horizonte afirma ter sido vítima de fake news divulgada por um perfil falso na internet. Ele tem medo de sofrer algum tipo de retaliação.
O post foi divulgado em uma rede social, por meio de grupos de moradores da capital. O perfil acusa Tales Rainer, de 24 anos, de ter estuprado e assassinado uma criança de 7 anos. Assim que tomou conhecimento das publicações, ele decidiu registrar um boletim de ocorrência. Rainer diz não ter cometido o crime e diz que teme sofrer alguma agressão por causa da notícia falsa.
— Eu só queria paz, poder dormir tranquilo sem sonhar que alguém me matou ou sair de casa sem ter medo de levar um tiro. Eu quero que a minha família tenha paz.
Veja: Autora de fake news sobre caixões vazios pode pegar 9 anos de prisão
Vítima de fake news teme ser agredido ou até morto
Reprodução / Record TV Minas
Após registrar o boletim de ocorrência, o jovem publicou um vídeo na internet afirmando ser inocente e dizendo que o responsável pela notícia falsa seria identificado e punido. Na sequência, o mesmo perfil falso compartilhou o vídeo e afirmou ter provas de que o motorista teria assassinado a criança. Rainer contesta a publicação.
— Ele disse que tinha provas, mas até agora não apareceu nada. Se realmente eu tivesse feito alguma coisa, a própria família da criança já teria me acusado, mas não consta nada, nenhuma queixa contra mim na polícia.
A Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil abriu um procedimento para apurar o caso e identificar a pessoa por trás do perfil falso. Se comprovado o crime, o infrator pode ser condenado a multa e prisão.