Jovens que viveram em abrigos relatam dramas e sonhos em livro
Obra será lançada pelo Tribunal de Justiça nesta sexta-feira (16) em Belo Horizonte
Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7
Sem o convívio familiar, crianças e adolescentes moradores de abrigos em Minas Gerais carregam marcas da dificuldade em crescer praticamente sozinhos e da resistência que significa viver cada dia. Anônimos, invisíveis, estes jovens relatam angústias e vitórias no livro "Conte Sua História - A vida de crianças e adolescentes institucionalizados em Minas Gerais", que será lançado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais nesta sexta-feira (16), em Belo Horizonte.
Os personagens, que tiveram os nomes reais omitidos na obra, mostram relatos de dor e abandono, como a falta dos pais nos dias de aniversário e situações de violência, e também de superação, como a formatura escolar e o encontro com um novo lar. São 23 histórias reais, de homens e mulheres entre 18 e 65 anos, que passaram algum momento da vida em abrigos. Mesmo com todas as dificuldades, a esperança permanece. É como conta um dos entrevistados no livro: "a vida pode ser acalentar por duas décadas o mesmo sonho de rever a mãe".
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
O desembargador Wagner Wilson, superintendente da Coordenadoria de Infância e Juventude do TJMG, reforça a transformação de vida dos jovens quando encontram ou formam uma família.
— O foco é realçar a força transformadora de afetos que, agindo como estopim, acionam mecanismos de renovação e evolução de outros projetos de vida possíveis e exitosos.
Para o presidente do TJ, Pedro Bitencourt Marcondes, a visibilidade e o acolhimento nos abrigos serão decisivos para o crescimento dos jovens.
— Eles serão futuros cidadãos, trabalhadores, homens públicos, líderes, pais de família. A forma como eles são preparados diz muito do que se pode esperar.
No lançamento, haverá palestrea com o historiador Renato Pinto Venâncio, que trabalha com a institucionalização de crianças e adolescentes.
Lançamento do livro "Conte Sua História - A vida de crianças e adolescentes institucionalizados em Minas Gerais"
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - Raja Gabaglia, 1.753, Luxemburgo - Belo Horizonte
10h - Solenidade com palestra do historiador Renato Pinto Venâncio