Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça decide suspender greve de professores da rede estadual de MG

Trabalhadores entraram em "greve sanitária" no mês passado, quando o Governo de MG anunciou a volta às aulas presenciais

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Professores fizeram homenagem a professores mortos pela covid-19
Professores fizeram homenagem a professores mortos pela covid-19 Professores fizeram homenagem a professores mortos pela covid-19

O TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) suspendeu, nesta sexta-feira (13), a greve deflagrada pelo Sind-UTE/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais), que representa os trabalhadores da rede estadual. 

A "greve sanitária" foi anunciada há um mês, depois que o Governo de Minas anunciou o retorno às aulas presenciais em algumas regiões do Estado. 

À época, a coordenadora-geral do sindicato, a professora Denise Romano, classificou a reabertura das escolas neste momento da pandemia da covid-19 como “irresponsabilidade”.

A Secretaria de Estado de Educação, por sua vez, reafirma que a "retomada híbrida, gradual e facultativa das atividades presenciais vem ocorrendo com todo cuidado e segurança" e que cumpre os protocolos sanitários determinados pela pasta da saúde. 

Publicidade

Decisão

De acordo com a decisão judicial, a greve deflagrada pelo sindicato traz enormes prejuízos à sociedade "pois mais de 1.300 escolas da rede pública de ensino já estavam prontas para retomar as aulas presenciais". 

Publicidade

Ainda de acordo com a decisão, em caso de descumprimento, o sindicato deve pagar multa diária de R$ 20 mil. 

A desembargadora Albergaria Costa ainda marcou para a próxima terça-feira (17), uma audiência de conciliação para discutir o assunto. 

A reportagem aguarda posicionamento do sindicato sobre a decisão da Justiça. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.