Minas Gerais Justiça determina que metrô de BH seja de graça para usuários que apresentarem título de eleitor

Justiça determina que metrô de BH seja de graça para usuários que apresentarem título de eleitor

Segundo o sindicato que representa os metroviários, liminar não começou a ser cumprida pela empresa responsável pela operação  

  • Minas Gerais | Ana Gomes, Do R7

Usuários precisam apresentar título de eleitor

Usuários precisam apresentar título de eleitor

Paula Abranches/Record TV Minas

A Justiça de Minas Gerais determinou que os usuários do metrô de Belo Horizonte que apresentarem o título de eleitor tenham gratuidade no bilhete neste domingo (30). A decisão é do juiz plantonista Wagmar Roberto Silva e foi publicada neste sábado (29). A CBTU (Companhia Brasileira de Trans Urbanos), empresa que administra o serviço, informou que não foi notificada da liminar e os bilhetes seguem sendo cobrados. 

Ainda de acordo com o magistrado que atendeu à uma ação pública, o passe livre deve ser garantido em todas as estações de 7h às 18h. Saiba quais são:  Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia, Santa Tereza, Horto Florestal, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo, Floramar e Vilarinho.

No documento, Silva levou em consideração a liberação do STF (Supremo Tribunal Federal) de todo o país a fornecer transporte público gratuito neste domingo (30). De acordo com o órgão, a medida ocorre para garantir o direito de voto dos brasileiros.

Na última sexta-feira (30),  a CBTU (Companhia Brasileira de Trans Urbanos) informou que a cobrança aconteceria normal, com o valor de R$4,50. Por meio de nota, as viagens terão intervalo de 20 minutos entre uma e outra, que é a escala tradicional do serviço aos domingos e feriados. Sobre a gratuidade, a companhia disse que "tão logo seja concretizada a notificação, a CBTU-MG, prontamente, cumprirá a decisão do poder judiciário". 

O Sindimetro-MG informou que fará, ainda neste domingo, um boletim de ocorrência contra a empresa que administra o serviço para que seja cumprida a liminar. 

Ônibus gratuitos

Os coletivos da capital mineira também terão gratuidade neste domingo (30). O transporte intermunicipal que liga as cidades da região metropolitana também terão tarifa zero, depois que o governo estadual precisou atender uma decisão da Justiça.

Últimas