Kalil se reúne com SetraBH, TJMG e MPMG para tratar de transporte
Encontro foi marcado para a próxima quarta-feira (23); Última reunião entre prefeitura e sindicato terminou sem acordo
Minas Gerais|Bruno Menezes, da Record TV Minas

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), afirmou neste domingo (20) que vai se reunir novamente com o SetraBH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) na presença de representantes do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) e do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) para tratar sobre o transporte público da capital. Segundo a assessoria da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), o encontro está marcado para a próxima quarta-feira (23).
Com a alta de 25% no preço do óleo diesel anunciada pela Petrobras, as empresas que integram os consórcios do transporte público da capital afirmaram que o sistema entrou em colapso. As empresas chegaram a anunciar que poderiam reduzir as viagens em horários fora de pico.
O Setra afirma que o sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte entrou em colapso porque tem as tarifas congeladas desde 2018. Com o preço atual, os recursos gerados pelas passagens não seriam suficientes para custear o diesel utilizado na operação e os salários dos 8.500 empregados.
O sindicato ainda calcula que o déficit mensal seja de R$ 30 milhões, e afirma que encaminhou um ofício ao Ministério Público e à Câmara Municipal, mostrando a gravidade da situação. A proposta é de que o prejuízo seja coberto por meio de um subsídio.
A última reunião entre a PBH e o SetraBH, realizada na terça-feira (15), para tratar sobre o assunto terminou sem acordo. O prefeito, no entanto, afirmou que as viagens não seriam reduzidas.















