Lojas de sapato, bebidas e outros nove segmentos vão abrir em BH
Veja a lista dos setores que poderão retomar as atividades na próxima segunda-feira (8); aproximadamente 92% dos trabalhadores estarão na ativa
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
Mais 11 setores do comércio de Belo Horizonte poderão voltar a funcionar na próxima segunda-feira (8).
A decisão foi divulgada pelo Secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, durante coletiva na tarde desta sexta-feira (5). (Veja a lista de comércios abaixo).
Segundo Machado, 92% da população de Belo Horizonte deve estar de volta ao batente na próxima semana. Serão 824 mil trabalhadores nas ruas da capital mineira - 15 mil a mais do que tem sido registrado.
O secretário explicou que foi possível liberar a segunda etapa do processo de flexibilização do comércio na cidade graças à redução no ritmo de infecções por covid-19 na cidade. Na última semana, R0, índice que mede a velocidade, estava em 1,24. Agora, ele está em 1,07. Além disto, o número de pacientes internados influenciou na decisão.
— Temos 64% dos leitos de terapia intensiva ocupados. Ainda temos a previsão de ampliar o número de vagas. Com isto, a taxa de ocupação deve cair para 41%, se todos estes pecientes continuarem internados até lá. Isso nos dá uma certa tranquilidade de promover qualquer mudança na cidade.
As novas atividades liberadas pela prefeitura vão poder funcionar das 11h às 19h. No caso dos comércios atacadistas ligados a estes setores, o horário será de 05h às 17h.
Veja a lista dos comércios que voltam a funcionar na segunda-feira (8):
- Artigos usados;
- Esportivos, Camping e afins;
- Calçado;
- Artigo de viagem;
- Artigos de Joalheria;
- Souvenirs, Bijuterias e Artesanato;
- Plantas, Floriculturas, Artigos para animais (exceto, comércio de animais vivos);
- Bebidas (sem consumo no local);
- Instrumentos Musicais e Acessórios;
- Objetos de Arte e Decoração;
- Tabacaria, Armamentos, Lubrificantes.
Reabertura em BH
BH iniciou o processo de reabertura no dia 25 de maio. A previsão é que ela seja divida em até quatro etapas. A segunda fase da reabertura em BH estava em cheque desde o dia 30 de maio, quando a prefeitura decidiu esperar mais sete dias para decidir sobre o assunto.
Os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde explicaram que a pausa era necessária devido ao crescimento de casos de covid-19 nas cidades vizinhas.
A previsão inicial da equipe de Kalil era que os comércios fossem reabertos gradualmente, seguindo pareceres divulgados pelos membros do comitê de combate à covid-19 na cidade. Os especialistas estão levando em consideração três índices:
• Número médio de transmissão por infectado;
• Taxa de ocupação dos leitos de enfermaria;
• Taxa de ocupação dos leitos de UTI;