Lontra é flagrada na Lagoa da Pampulha e diverte moradores de BH
PBH explica que a presença desse tipo de animal no Cartão Postal da Capital é mais comum do que se imagina
Minas Gerais|Ricardo Vasconcelos, da Record TV Minas
Uma lontra foi flagrada nas águas da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. O vídeo com o animal se alimentando de um peixe no cartão postal da Capital ganhou as redes sociais nesta quinta-feira (14). Para muitos, uma novidade, mas a presença da também conhecida ariranha nesse ambiente é mais comum do que se imagina.
É o que explica a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), que já registrou a presença de outras ariranhas no local. "De acordo com dados de manejo de fauna da bacia da Pampulha, a Lagoa é um ecossistema aberto que permite, portanto, a entrada e saída desses animais, que geralmente se deslocam em busca de alimento e locais para reprodução", explicou, por meio de nota, a administração municipal.
Ainda segundo a PBH, as ariranhas se alimentam basicamente de peixes, não promovem desequilíbrio ambiental e não possuem o hábito de ficarem muito distantes da água. Dai a explicação para serem flagradas sempre as margens das águas, com parte do corpo para fora.
Com o período chuvoso, a previsão é a de que sejam vistas com maior frequencia, uma vez que "há casos de deslocamento de animais para as áreas urbanas em período de chuvas, uma vez que a extensão no fluxo de água atende às demandas naturais dos animais semiaquáticos", completou a nota.
A prefeitura informa ainda que ao ver os animais, que não seja feito contato físico, com a observação à distância.