Lula vai recorrer a engenheiros do Exército para duplicar a BR-381 caso projeto não avance, conta ministro
Modelo de privatização do trecho conhecido como "rodovia da morte" vai ser revisto devido à falta de interesse dos investidores
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quinta-feira (8) que a duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, é uma preocupação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“O presidente Lula deu um desafio para o ministro Renan Filho. Ele tem até julho para dar solução à modelagem junto ao TCU [Tribunal de Contas da União], lançar o edital, fazer o leilão, atrair investimentos e tornar essa importante obra em realidade. E caso não consiga, ele vai trazer os batalhões de engenharia do Exército para fazer essa obra”, revelou Silveira sobre a obra. A declaração foi feita, em exclusividade, ao quadro MGR na Política, da Record Minas.
O leilão do trecho conhecido como “rodovia da morte” estava previsto para acontecer em novembro passado, mas o projeto não foi para frente devido à falta de interesse dos investidores. Ninguém deu lance para arrematar o projeto que prevê a reformulação na estrada e cobrança de pedágio.
Leia também
“A modelagem aprovada pelo TCU não foi atrativa e deu deserto no leilão. Essa modelagem está sendo reconstruída pelo Tribunal de Contas para que ela tenha modelo que equilibre a modicidade da tarifa do pedágio, já que não podemos ter pedágio que inviabilize o Custo Brasil e a trafegabilidade”, comentou.
Durante agenda oficial em Belo Horizonte nesta quinta-feira, o ministro Renan Filho revelou o empenho e investimetno do Governo Federal para a reestruturação da rodovia.
Durante a entrevista ao MGR na Política, o ministro Alexandre Silveira também falou sobre o investimento em energias limpas no país, a relação com o Governo de Minas na renegociação da dívida com o estado e o cenário para a disputa pela prefeitura em 2024. Assista à íntegra: