Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Mais 34 moradores desalojados por barragem vão para casas provisórias

Ao todo, 61 das cerca de 200 pessoas afetadas por plano de evacuação na represa de Serra Azul, em Itatiaiuçu (MG), foram realocadas temporariamente

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7, com Sophia Tibúrcio, da Record TV Minas

Empresa tem até abril para realojar moradores
Empresa tem até abril para realojar moradores

Mais 34 pessoas desalojadas devido ao risco de rompimento da barragem de Serra Azul, em Itatiaiuçu, na Grande BH, mudaram para moradias temporárias. Com isso, chegou a 61 o número de moradores realojados pela empresa ArcelorMittal, responsável pela barragem, desde a última sexta-feira (8), quando completou um mês desde que a companhia iniciou o plano de evacuação no local. 

A realocação para moradias provisórias, que tem prazo para ser concluída até o início do mês que vem, consta do Termo de Acordo Preliminar (TAP) firmado entre a empresa, o Ministério Público Federal e o Ministério Público de Minas Gerais e obedece a critérios que dão prioridade a famílias com pessoas idosas e crianças.

Plano de evacuação

Na madrugada do dia 8 de fevereiro, cerca de 200 moradores do bairro de Pinheiros, em Itatiaiuçu, foram retirados de suas casas por uma força-tarefa formada pela Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros após decisão da ArcelorMittal. A empresa informou que decidiu iniciar o plano de evacuação relativo à barragem de rejeitos, cujo nível de risco da represa Serra Azul passou de 1 para 2. A barragem fica localizada a apenas 5 km de distância da barragem, que tem 5,2 metros cúbicos de rejeitos e 90 metros de altura.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.