Marcio Lacerda desiste de candidatura ao Governo de MG
Político também se desligou do PSB; ele tentava concorrer ao cargo mesmo sem apoio do partido que fechou acordo com o PT
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, anunciou na tarde desta terça-feira (21) que desistiu de concorrer ao Governo de Minas. Além de abrir mão da candidatura, o político também se desfiliou do PSB (Partido Socialista Brasileiro), contra o qual vinha enfrentando embates internos.
A disputa dentro da legenda começou após o diretório do socialista anunciar um acordo nacional com o PT (Partido dos Trabalhadores). A união prevê que o grupo deveria apoiar a candidatura de reeleição do petista Fernando Pimentel em Minas.
Após a novidade ser divulgada, apoiadores de Lacerda o indicaram como candidato do PSB, durante a convenção do partido que aconteceu no início do mês. No entanto, a direção nacional do partido já tinha elegido novos líderes para a comissão regional no Estado para invalidar a decisão. O conflito gerou tumulto durante o evento que foi marcado por bate-boca e troca de socos.
Mesmo sem o apoio do próprio partido, Lacerda fez o registro da candidatura e já tinha apoio anunciado do MDB, Pros, PV, PDT, PRB e Podemos. Ele recorreu à Justiça para questionar o legalidade da central nacional em destituir a comissão provisória de eleição e o assunto aguardava análise do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Em carta publicada na internet nesta tarde, o político destacou que a demora no processo atrapalharia a efetivação da campanha. "Esse prazo alongado dificulta e muito a mobilização de apoiadores e, especialmente, tornará muito fragilizada a situação dos candidatos a deputado do PSB, que estão contra sua vontade, presentes em duas coligações".
Futuro
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) informou que o pedido de desistência Larceda ainda não foi protocolado. Por isso, o futuro da coligação "Minas Tem Jeito", da qual ele fazia parte, é incerto. O candidato a vice da legenda é o deputado Adalclever Lopes (MDB). Procurada, a equipe do parlamentar informou que ainda não foi definido se ele passará a encabeçar a chapa. A reportagem não conseguiu contato com a direção do PSB para comentar o assunto.
Confira o relato publicado por Lacerda nas redes sociais: