Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metrô de Belo Horizonte volta a circular na segunda-feira (20)

Movimento foi suspenso na esperança do governo federal apresentar uma proposta para os 1600 funcionários da CBTU

Minas Gerais|Ricardo Vasconcelos, da Record TV Minas

Trens voltar a circular às 00h de segunda-feira (20)
Trens voltar a circular às 00h de segunda-feira (20) Trens voltar a circular às 00h de segunda-feira (20)

Os metroviários de Belo Horizonte decidiram suspender a greve e voltar ao trabalho com 100% dos trens circulando às 00h da próxima segunda-feira (20). A decisão foi tomada após uma assembleia da categoria, na tarde desta sexta-feira (17), na Estação Central.

O movimento deu um prazo até o próximo dia 24 para o governo federal apresentar uma proposta para a realocação dos 1.600 funcionários. Caso contrário, os trabalhadores vão realizar uma nova assembleia e podem decidir pelo retorno da greve.

De acordo com o Sindimetro (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais), nessa quinta-feira (16), durante uma audiência de mediação em Brasília, no MPT (Ministério Público do Trabalho), com representantes do Ministério das Cidades e da Casa Civil, os metroviários pediram uma solução para o futuro dos trabalhadores, mas nada foi apresentado. Os metroviários começaram o movimento no dia 14 de fevereiro sem uma escala mínima, descumprindo uma ordem judicial.

Assembleia

No mesmo dia em que retornam ao trabalho, na segunda-feira, os metroviários realizam uma nova assembleia, às 14h30, na Almg (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). Durante o encontro, a categoria vai falar sobre a privatização do metrô e sobre o destino dos metroviários. A categoria quer uma realocação dos funcionários para outras unidades da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), sem demissões.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.