MG aciona Ministério da Saúde para não faltar oxigênio em hospitais
Secretário negou que haja desabastecimento nos hospitais mas confirmou que governo está preocupado com alta de internações
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
O Governo de Minas acionou o Ministério da Saúde para garantir que não haja desabastecimento de oxigênio nas unidades hospitalares do Estado. Devido ao aumento do número de internações em todas as regiões de Minas e a consequente necessidade de aumento do uso do insumo, o secretário de saúde Fábio Baccheretti pediu ajuda ao governo federal.
Segundo o secretário, nesse momento, não há crise de desanastecimento do insumo, mas há uma preocupação do governo estadual com relação ao assunto. Vale lembrar que, no início do ano, o Amazonas viveu um colapso na rede hospitalar e cerca de 50 pessoas morreram devido à falta de oxigênio hospitalar.
De acordo com Baccheretti, as empresas fornecedoras de oxigênio ao estado estão fazendo uma reestruturação logística para atender a alta demanda.
— O oxigênio é insumo essencial complexo em relação à logística. A maioria dos hospitais grandes com leitos de CTI utilizam grandes reservatórios de oxigênio. Mas para os leitos que estão sendo criados não dá tempo dessa estrutura, e são leitos com cilindro de oxigênio. A logística desse insumo é complexa, tem que se trocar várias vezes por leito e o paciente Covid exige muito oxigênio.