Logo R7.com
RecordPlus

PBH lança sistema de monitoramento inteligente com 12 mil câmeras em toda a cidade

Sistema Muralha BH contará com mais de 12 mil câmeras para segurança até 2026.

MG Record|Do R7

  • Google News

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta segunda-feira (06) o Muralha BH, um programa de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, em parceria com a Prodabel. A proposta envolve a instalação de mais de 12 mil câmeras distribuídas por toda a cidade.

“Não existe uma cidade feliz com uma população intranquila. Nós vamos dotar a cidade de equipamentos de última geração para que as pessoas voltem a se sentir seguras”, comentou o prefeito Álvaro Damião (União Brasil).

A primeira fase do programa prevê cerca de 600 câmeras já instaladas e em fase de teste. Até dezembro, a previsão é que mais 1.000 unidades estejam em operação. A implantação completa, com todas as 12 mil câmeras, deve ser concluída até o final de 2026.

O Muralha BH também vai monitorar 100% do Novo Anel, via sob responsabilidade da PBH desde junho, criando uma “muralha digital” que controla o tráfego de veículos pesados e o acesso à capital. Serão 27 pontos, totalizando 170 câmeras inteligentes, capazes de registrar infrações como excesso de velocidade, evasão de faixa, uso indevido das passarelas e presença de veículos pesados na faixa da esquerda.

As imagens serão monitoradas 24 horas por dia no COP-BH, que integra órgãos municipais e estaduais, como Guarda Municipal, BHTrans, SLU, SAMU, Bombeiros e polícias Civil e Militar. Por meio de softwares com inteligência artificial, o sistema poderá emitir alertas para veículos roubados, pessoas desaparecidas ou procuradas e comportamentos suspeitos, permitindo resposta imediata das equipes de segurança.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.