Logo R7.com
RecordPlus

MG registra primeiro caso de raiva humana em 2023 em morador do interior do estado

Informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, onde o paciente está sendo tratado 

Minas Gerais|Maria Fernanda Ramos*, do R7

  • Google News
[embed id="643f18ee1df97b4a9c00017b" author="Freepik" dimensions="677x369" crop="" description="Caso%20foi%20confirmado%20no%20s%C3%A1bado%20pela%20Secretaria%20de%20Estado%20de%20Sa%C3%BAde%20do%20Esp%C3%ADrito%20Santo" title="Caso%20foi%20confirmado%20no%20s%C3%A1bado%20pela%20Secretaria%20de%20Estado%20de%20Sa%C3%BAde%20do%20Esp%C3%ADrito%20Santo" url="https://img.r7.com/images/medico-13042023101819219" namespace="images" image_with_link="false" link_name_image="" target_image="_self" size_amp="677x369" device_type="mobile+desktop"]

Foi confirmado o primeiro caso de raiva humana do ano em Minas Gerais. O paciente é um homem de 60 anos, morador de Mantena, a 452 km de Belo Horizonte, que seria criador de bovinos. 

Segundo a SESA (Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo), uma notificação sobre o caso foi feita na quinta-feira (13). O paciente foi internado, em um primeiro momento, no Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco (ES), devido à proximidade da cidade com Mantena. Posteriormente, o idoso foi transferido para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra, também no estado capixaba, onde recebe atendimento.


A confirmação veio no sábado (15), conforme informações da Secretaria do ES, após análises realizadas pelo Idaf (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal). O Ministério da Saúde, a SES-MG (Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais) e a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Mantena foram notificados sobre o caso. 

"O paciente foi transferido para uma unidade hospitalar da Grande Vitória, onde recebe atendimento. A Sesa informa, ainda, que já se reuniu com o Idaf para traçar ações a serem executadas com o objetivo de prevenção e controle da doença", informou a SESA. 


Em comunicado emitido nesta segunda-feira (17), a SES-MG informou que foi notificada sobre o caso suspeito na sexta-feira (14). O paciente possui histórico de contato direto com um animal que apresentava sintomas neurológicos. 

"A raiva é uma zoonose de grave consequência em uma sociedade, visto ser uma doença com potencial para afetar todos os mamíferos. É de evolução quase sempre letal. Trata-se de uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus, caracterizada pelo comprometimento do Sistema Nervoso Central, sob a forma de uma encefalite", declarou a SES-MG, em nota. 


A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde de MG sobre a confirmação e aguarda retorno. 

Em 2022, em Minas Gerais, foram registrados quatro casos de raiva humana, vindo os quatro pacientes a óbito.


Veja, abaixo, a da Secretaria de Saúde do Espírito Santo na íntegra: 

"A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES) informa que foi notificada, na última quinta-feira (13), sobre um caso suspeito de raiva humana em um paciente residente em Minas Gerais, próximo à fronteira com o Espírito Santo, e que estava sendo atendido em no Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco.

A Sesa informou sobre o caso suspeito ao Ministério da Saúde, à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e à Secretaria Municipal de Saúde de Mantena.

Após análises realizadas pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o caso foi confirmado para raiva humana nesse sábado (15), e as atualizações estão sendo enviadas às autoridades sanitárias.

O paciente foi transferido para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra, no domingo (16), onde recebe atendimento. A Sesa informa, ainda, que tem tratado com o Idaf das ações a serem executadas com o objetivo de prevenção e controle da doença.

Por fim, a Sesa esclarece que não fornece dados relacionados ao prontuário de cidadãos ou pacientes internados em sua rede hospitalar em observância à Lei Geral de Proteção de Dados, bem como ao princípio da liberdade e da privacidade. As informações são repassadas exclusivamente para a família e, caso necessário, para as autoridades de segurança."

* Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.