Minas aguarda 500 mil doses da Coronavac para aplicar 2ª dose
Quase todos os municípios do Estado tiveram problemas e suspenderam aplicação da segunda dose por falta da vacina
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
O Governo de Minas espera resolver o problema da interrupção da aplicação da segunda dose da Coronavac até a próxima semana. O Estado recebeu um carregamento de cerca de 30.400 doses do imunizante nessa semana e aguarda a chegada de mais 500 mil doses até a próxima semana, de acordo com o secretário de Estado de saúde, Fábio Bacheretti.
Um levantamento da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) mostra que, das 853 cidades mineiras, apenas 23 não registraram falta de CoronaVac para aplicar a segunda dose nos grupos prioritários.
Por falta de novas doses, Belo Horizonte suspendeu a vacinação de pessoas com idade entre 64 e 67 anos desde o dia 30 de abril.
Segundo o levantamento, o Estado precisa de 371.898 unidades do imunizante produzido pelo Instuto Butantan para conseguir regularizar a situação e as 500 mil doses esperadas até a semana que vem conseguiriam suprir esse déficit.
Vacinação
Bacheretti comemorou o aumento da velocidade na imunização em Minas Gerais.
— Em março, éramos o 17º Estado, agora, somos o sexto. Estamos subindo, melhorando, e o papel do município é fundamental nesse processo. A distribuição das vacinas é quase imediata e os municípios vem fazendo seu papel. Essa é uma melhoria importante para a vacinação, que é a solução para a pandemia.