Minas confirma mais 36 mortes por covid-19, novo recorde diário
Boletim da Secretaria de Estado de Saúde contabiliza 636 vítimas da doença causada pelo novo coronavírus; casos se aproximam de 30 mil no Estado
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) confirmou o registro de mais 36 óbitos em decorrência da covid-19 neste sábado (20) em todo o Estado. Com isso, o total de mortes causadas pela doença passou de 600 para 636.
Já o total de casos confirmados neste sábado foi de 1.253. Dessa forma, o total de notificações passou de 26.052 para 27.305, um aumento de 4,81% A SES-MG também confirmou que cerca de 16 mil pessoas já se recuperaram da covid-19.
Minas deve enfrentar novas ondas de covid-19 até meados de 2021
Os óbitos registrados no boletim deste sábado (20) ocorreram entre os dias 25 de maio e 19 de junho. Dentre elas estão seis mortes em Belo Horizonte e em Divinópolis, quatro em Betim e três em Juiz de Fora.
Nesta sexta-feira (19), o Governo de Minas confirmou que já começa a elaborar um protocolo de "lockdown" para algumas regiões, mais atingidas pela disseminação do novo coronavírus. Isso significa que algumas cidades podem ter que fechar comércios não-essenciais e restringir a circulação de pessoas nas ruas.
A situação da pandemia em Minas Gerais se agravou com a ocupação dos leitos de UTI. Entre quinta-feira (18) e sexta (19) a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva saltou de 72% para 84%. Algumas cidades grandes, como Ipatinga, a X km de Belo Horizonte, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro praticamente não tem mais vagas de UTI.
Leia também
Minas tem 10 mil casos de síndrome respiratória grave inconclusivos
Governador de MG alerta para colapso de hospitais em um mês
Governo de Minas confirma falta de anestésicos na rede pública
Governo de MG sobe o tom e pede para a Grande BH rever abertura
Belo Horizonte tem explosão de casos ao reabrir comércio
Lockdown
O chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho, culpou as prefeituras por não seguirem os protocolos do programa Minas Consciente, que serve como uma espécie de orientação aos prefeitos para a flexibilização ou não dos comércios em suas cidades.
Segundo ele, a piora no cenário da covid-19 levou o Estado a planejar um protocolo para lockdown junto à Polícia Militar, Defesa Civil e Bombeiros.
— Não é para o eEtado todo e esperamos não precisar usar. O trabalho conjunto estuda como deverá ser, caso haja a necessidade de vir a restringir as atividades e o nosso ir e vir, de forma mais efetiva que a onda verde do Minas Consciente [que prevê a abertura apenas dos comércios essencias]. Caso algum município ou região tenha piora ainda mais expressiva nas próximas semanas, infelizmente a gente pode ter que recomendá-lo ou ser um pouco mais incisivo nesse ponto”, reforçou Pinho.
As autoridades sanitárias estaduais reforçam o pedido à população para que mantenham o isolamento social para que não seja preciso endurecer as medidas de combate à covid-19, como explica o sub-secretário Marcelo Cabral.
— De agora para frente, vamos insistir muito na necessidade de distanciamento. Apesar de todos os esforços do governo em preparar a rede de Saúde, é importante que cada mineiro se esforce para que possamos enfrentar adequadamente essa pandemia