Minas é um dos Estados que menos fez testes contra covid-19 no país
Levantamento mostra que número de exames realizados em Minas por 1 milhão de habitantes é 3,3 vezes menor que o do Distrito Federal e Amazonas
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
O Governo de Minas lança, nesta segunda-feira (27), um site para orientar prefeitos sobre como reabrir os comércios de suas cidades. O programa, chamado de "Minas Consciente", foi lançado na última semana e classifica os tipos de comércio de acordo com regras econômicas e sanitárias estipuladas pelo Executivo.
No entanto, o estímulo à flexibilização do isolamento social não é acompanhado por uma política de testagem em massa de pessoas para que o Governo de Minas tenha um cenário mais real sobre o número de infectados no Estado.
Sem dinheiro, Minas não vai fazer testes em massa contra covid-19
Um levantamento feito pelo R7 mostra que Minas Gerais é um dos Estados com a menor proporção de testes de diagnóstico de covid-19 feitos no país. Os dados consideram informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde até a semana passada.
Segundo informações da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), o Governo de Minas realizou, até o momento, 10.084 exames. Considerando uma população de mais de 21 milhões de habitantes, trata-se de 476 pessoas testadas em um grupo de 1 milhão de habitantes.
Para se ter uma ideia, o número é 3,4 vezes menor do que o que está sendo feito no Distrito Federal, 3,3 vezes menor que no Amazonas, que vive um surto da doença, e 1,8 vezes menor que na Bahia.
Testes
Até este domingo (26), o Governo de Minas havia confirmado 1.548 casos de contaminação pelo novo coronavírus. Foram registrados 61 óbitos e outros 90 estão sob suspeita. O Estado também mantém sob suspeita mais de 70 mil casos que podem estar relacionados à doença.
Embora tenha ampliado para 1.800 a capacidade diária de testes coordenados pelos laboratórios da Funed (Fundação Ezequiel Dias), em média, o Governo de Minas tem feito, em média, 258 exames por dia (considerando a data da confirmação do primeiro caso de covid-19 no Estado, em 12 de março).
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o Estado realiza exames de todos os profissionais de saúde com sintoma, todos os óbitos suspeitos, todos os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) hospitalizados, além de amostras provenientes de unidades sentinelas de síndrome gripal e SRAG.
Além disso, a SES diz realizar testes de amostragem representativa de surtos de síndromes gripais em locais fechados, como asilos, unidades do sistema prisional e hospitais.
Confira dados de testes realizados nos Estados e DF:
Distrito Federal - 1.625,06 testes/milhão de habitantes
Amazonas - 1.561,31 testes/milhão de habitantes
Bahia - 843,74 testes/milhão de habitantes
Paraná - 834,27 testes/milhão de habitantes
Pernambuco - 786,85 testes/milhão de habitantes
São Paulo - 775,28 testes/milhão de habitantes
Rio de Janeiro - 579,21 testes/milhão de habitantes
Rio Grande do Sul - 562,53 testes/milhão de habitantes
Minas Gerais - 476 testes/milhão de habitantes
Mato Grosso - 433,35 testes/milhão de habitantes
Goiás - 324,58 testes/milhão de habitantes