Minas Gerais tem sete mortes confirmadas por dengue
Outros 29 óbitos estão sob investigação da Secretaria de Estado da Saúde; mortes ocorreram nas cidades de Arcos, Betim, Paracatu, Uberlândia e Unaí
Minas Gerais|Pedro Jardim, da Record TV Minas*
Pelo menos, sete pessoas morreram em decorrência da dengue, em Minas Gerais, em 2019. Outros 29 óbitos estão sob investigação da Secretaria de Estado da Saúde do Estado. As mortes ocorreram nas cidades de Arcos, Betim, Paracatu, Uberlândia (2) e Unaí (2).
Ao todo, a SES contabiliza 81.456 casos confirmados e suspeitos e, segundo a pasta, o grande registro nessa época do ano é "esperado por ser quente e chuvoso". Minas, segundo o governo, está em estado de alerta em relação a todas as doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, chikungunya e zika).
Epidemia
O Estado de Minas Gerais caminha para sua quarta epidemia de dengue em 10 anos. Os dados mais atualizados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostra uma explosão no número de ocorrências da doença em 2019. Para se ter uma ideia, nos primeiros 84 dias do ano, a pasta já registrou 66.629 casos da doença, um número 20% maior que a soma de todas as ocorrências de dengue registradas nos últimos dois anos.
De acordo com informações da SES, Minas Gerais viveu três grandes epidemias de dengue, nos anos de 2010, 2013 e 2016.
*estagiário sob supervisão de Flavia Martins y Miguel