Minas lidera ranking nacional de desmatamento da Mata Atlântica
Destruição do bioma em todo país chegou a quase 20 mil campos de futebol em um ano; veja as cidades mais afetadas
Minas Gerais|Do R7, com Record TV Minas
Minas Gerais é o estado brasileiro que desmatou a maior área da mata Atlântica entre outubro de 2021 e o mesmo mês do ano passado. Os dados são do Atlas da Mata Atlântica, divulgado nesta quarta-feira (24).
A lista continua com Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Ao todo, no período pesquisado, foram mais de 20 mil hectares do bioma destruídos em todo país – o que representa quase 20 mil campos de futebol. A consequência é a emissão de 9,6 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera, o que contribui com o aquecimento do planeta e o agravamento das mudanças climáticas.
A área destruída é a segunda maior dos últimos seis anos. Das cidades que mais desflorestaram no país, cinco estão em Minas Gerais. São elas: São João do Paraíso, Araçuaí, Francisco Sá, Capitão Enéas e Gameleiras.
O atlas é feito desde 1989. O documento aponta que as principais causas de desmatamento atualmente são a atividade pecuária e a especulação imobiliária, principalmente em regiões perto de grandes cidades e litoral.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
A Mata Atlântica é patrimônio nacional de acordo com a Constituição Federal e é protegida por uma legislação especial devido à importância da biodiversidade. Os dados do Atlas podem ajudar na elaboração de políticas públicas de preservação.