Mineirinho: consórcio responsável por reforma mostra como ficará ginásio em BH
Projeto prevê a construção de um restaurante, um ‘corredor shopping’ e uma área de recreação voltada para o público infantil
Minas Gerais|Rosildo Mendes e Fernanda Rodrigues*, da Record TV Minas

O consórcio DMDL/Progen divulgou as primeiras imagens do projeto de reforma do Ginásio Mineirinho, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. O contrato para as obras de revitalização e modernização do local será assinado, nesta terça-feira (16), entre o Governo de Minas e a empresa.
Em abril deste ano, a Record TV Minas mostrou com exclusividade os problemas no ginásio, que foi palco de importantes jogos de vôlei e shows musicais na história de Belo Horizonte. Após a matéria, a administração estadual cedeu o estádio Jornalista Felipe Drummond, o Mineirinho, à iniciativa privada. O comunicado foi feito em uma sessão pública de licitação realizada, em maio deste ano, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Segundo imagens divulgadas, o projeto da iniciativa privada prevê a construção de um restaurante, um ‘corredor shopping’ para a comercialização de produtos, uma área de recreação voltada para o público infantil e a reforma de todo o ginásio e da área externa.

Pelo edital, o consórcio vencedor DMDL/Progen poderá explorar o espaço pelo prazo de 35 anos e será responsável pela reforma completa da estrutura, bem como sua conservação e gestão do equipamento.
A previsão da empresa é de que durante todo o período da concessão sejam investidos cerca de R$150 milhões. Desse total, R$41 milhões deverão ser destinados à reforma do imóvel, que vai ocorrer logo nos primeiros dois anos de contrato.
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, explica que o Mineirinho é o maior estádio coberto do Brasil. "Felizmente, ele agora vai ser operado de maneira decente, com as reformas que ele precisa, colocando Belo Horizonte em definitivo nos grandes circuitos de shows e eventos esportivos do país", completou.

Mesmo após a concessão, o estado de Minas Gerais continuará sendo o proprietário do Mineirinho. Apenas a gestão, manutenção e exploração serão realizadas pela empresa, que deve realizar investimentos de reforma e ampla modernização do imóvel.
O mineirinho
O ginásio faz parte do conjunto arquitetônico que foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O Mineirinho foi inaugurado em 1980, como maior ginásio coberto do Brasil. O imóvel possui área construída de 56 mil m², distribuídos em nove níveis, e capacidade para o recebimento de aproximadamente 20 mil pessoas. Além disso, o local conta com mais de 75 mil m² de área externa.
*Estagiária sob supervisão de Rosildo Mendes