Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mineradora volta às atividades em Mariana após 5 anos da tragédia

Operações da Samarco foram reiniciadas, nesta quarta-feira (23), em MG e ES; em novembro de 2015, rompimento matou 19 pessoas 

Minas Gerais|Do R7

Bento Rodrigues, distrito de Mariana, desapareceu coberto pela lama que matou 19 pessoas
Bento Rodrigues, distrito de Mariana, desapareceu coberto pela lama que matou 19 pessoas Bento Rodrigues, distrito de Mariana, desapareceu coberto pela lama que matou 19 pessoas (REUTERS)

A minerador Samarco anunciou, nesta quarta-feira (23), a retomada das atividades de extração de minério no complexo Germano, em Mariana, na região Central de Minas Gerais, e Ubu, no Espírito Santo. O reinício marca também os cinco anos da tragédia que matou 19 pessoas soterradas pela lama, durante o rompimento da barragem no dia 5 de novembro, de 2015.

Segundo o diretor-presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, a empresa está comprometida com uma mineração moderna, segura e sustentável.

— Tomamos a decisão de retornar de uma forma gradual, com muita segurança e usando novas tecnologias. Este momento reflete o compromisso da empresa com o reinício sustentável, a segurança operacional, o meio ambiente e o relacionamento com as comunidades.

Tragédia

Publicidade

No dia 5 de novembro, a barragem da Samarco em Mariana se rompeu jogando 39 milhões de metros cúbicos de lama. O colapso da estrutura matou 19 pessoas, deixou comunidades e florestas destruídas, além de poluir a bacia do Rio Doce.

Na tentativa de minimizar os danos, foi firmado em maio de 2016 um acordo entre a Samarco, suas acionistas Vale e BHP Billiton, os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, além do federal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.