Projeto agora vai para análise do TCU
Foto/Vinícius RangelO Ministério dos Transportes aprovou, na última sexta-feira (8) o plano para a concessão de 232 km da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, a 283 km da capital mineira. A expectativa do governo federal é lançar o edital e realizar o leilão ainda neste ano. A previsão é que esta nova concessão assegure R$ 9 bilhões na estrada federal, entre novos investimentos e custos operacionais.
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
O ministério separou o projeto original em dois trechos: de Belo Horizonte a Juiz de Fora e de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro. A concessão de trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro está em análise, e a previsão é que o edital seja publicado também neste ano. A divisão se deu para atender ao interesse público, antecipando o período de execução de obras em ambos os trechos e ampliando a participação na licitação.
Assim que foi publicada a portaria com aprovação do plano de concessão, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atualizou a documentação e protocolou a mudança para a análise do Tribunal de Contas da União.
No dia 17 de agosto, a Justiça Federal determinou que a concessionária Via 040 continue a administração da BR-040 no trecho entre o Distrito Federal e o município de Juiz de Fora, até que o processo de relicitação da rodovia seja totalmente concluído.