Ministro da Fazenda participa de mutirão contra a dengue em BH
22 cidades mineiras participaram do mutirão, que envolveu 220 mil pessoas pelo País
Minas Gerais|Do R7*

Vinte e duas cidades de Minas realizaram neste sábado (13) ações em parceria com o Exército e Aeronáutica de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus que transmitem a dengue, chikungunya e zika. Mais de 11 mil homens e mulheres das Forças Armadas entregaram material informativo e conversaram com moradores sobre a importância de eliminar focos do mosquito e evitar a proliferação das doenças. No Brasil, a força-tarefa contou com mais de 220 mil pessoas em 350 municípios.
Em Belo Horizonte, a ação foi no Centro de Saúde São José Operário, no Bairro Nova Vista, região Leste da capital, e teve a presença do Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, do secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, da secretária-adjunta de Saúde, Alzira de Oliveira Jorge, e do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda. Eles visitaram três residências e conversaram com moradores.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
O ministro Nelson Barbosa reforçou que o país está em campanha permanente e unindo todos os esforços para combater o mosquito. Ele garantiu que os cortes no orçamento não vão atrapalhar os repassaes para ações de combate.
— É interesse nacional e precisamos unir todas as esferas de atuação. Nós podemos combater essa epidemia. Estamos estudando a vacina, informando a população para que cada um faça sua parte e prestando assistência às pessoas afetadas, inclusive crianças e gestantes.
O secretário Odair Cunha convocou a população a participar do mutirão e a verificar diariamente possíveis focos do mosquito em casa. Até a última semana, 67% das casas mineiras tinham recebido visitas de agentes de saúde. A meta é passar por todas as residências em do Estado.
— A visitação às residências é fundamental e precisamos de uma parceria permanente da sociedade para interromper o ciclo de vida do mosquito. Se nós nos esforçarmos para que todos sejam agentes de combate ao mosquito venceremos essa guerra. Tenho certeza que a sociedade está se empenhando nessa luta que começa dentro de casa.
A secretária-Adjunta de Saúde, Alzira de Oliveira Jorge, disse que a previsão de recursos para ações de vigilância e na assistência ao paciente é de R$ 82 milhões para 2016.
Desde 2015 o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus se reúne semanalmente para discutir medidas. Já houve encontros com diretores de escolas estaduais, Ministério Público, Exército e prefeitos dos municípios em situação. No próximo dia 24, haverá reunião entre todos os prefeitos e secretários municipais de saúde de Minas Gerais. Além disso, o Governo do Estado liberou R$ 66 milhões em recursos para os municípios investirem na assistência, mobilizações, reforço na contratação de agentes e nas ações de vigilância.
Minas Gerais registrou até o momento 47.261 casos prováveis de dengue e um caso confirmado de zika vírus. Na última semana, a Fundação Ezequiel Dias passou a fazer todos os exames para detecção do zika vírus no Estado.
* Informações do Governo de Minas















