Moradores ocupam prédio da Cemig para pedir energia elétrica
Famílias que vivem na Ocupação Esperança saíram do local com promessa de início das obras para fornecimento de energia
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Famílias que vivem na Ocupação Esperança, na região da Izidora, no Norte de Belo Horizonte, ocuparam, na manhã desta quarta-feira (9), o prédio da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), na avenida Barbacena, região Centro-Sul da capital mineira.
A Esperança é uma das quatro ocupações urbanas da região Norte, que reúnem, ao todo, cerca de 9.000 pessoas.
De acordo com o MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), a Cemig se comprometeu a iniciar o processo de licitação para compra de materiais e realizar a ligação da energia elétrica para cerca de 2 mil famílias.
Segundo o movimento, os moradores reivindicam o serviço básico desde agosto de 2019, quando a Prefeitura de Belo Horizonte autorizou a execução do serviço no local. Agora, os manifestantes seguem, em passeata, para a porta do Executivo municipal.
Inicio das obras
Em nota, a Cemig disse que recebeu lideranças da ocupação e que informou ter concluído o projeto para instalação de redes de distribuição e padrões de energia "em todas as ruas liberadas pela prefeitura das comunidades Rosa Leão, Vitória, Esperança e Helena Greco". Ao todo, de acordo com a empresa, serão atendidas 2.126 famílias.
"A licitação dessas obras ocorrerá ainda neste mês e, caso seja bem-sucedida, o início da execução está previsto para outubro de 2021. Além da execução do projeto de redes, estão previstas ainda visitas aos domicílios, cadastramento na tarifa social, doação de lâmpadas e projetos sociais, que irão beneficiar milhares de pessoas daquelas comunidades", informa a Cemig.















