Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Moradores protestam durante audiência sobre mina de Congonhas (MG)

Queda na qualidade do ar é atestada por Instituto Geográfico em 13 estações na cidade; partículas inaláveis foram identificadas

Minas Gerais|Antonio Paulo, da Record TV Minas

Moradores reclamam sobre qualidade do ar divido mineração
Moradores reclamam sobre qualidade do ar divido mineração

Um grupo de moradores de Congonhas, a 89 quilômetros de Belo Horizonte, protestaram, nesta terça-feira (23), durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A audiência foi realizada pela Comissão de Administração Pública e debateu a ampliação da capacidade da mineradora da cidade.

De acordo com os moradores, a ampliação da mina Casa da Pedra, da CSN Mineração, vai prejudicar ainda mais a qualidade do ar da cidade. A mineradora está sendo expandida de 10 milhões para a capacidade de 15 milhões de toneladas de minério de ferro extraídas por ano.

Segundo estudo do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas, no mês de julho, em 13 estações de monitoramento atmosférico instaladas, somente em três dias, a qualidade do ar foi classificada como boa. A instituição identificou partículas inaláveis no ar na estação localizada na região do Lobo Leite. Segundo laudo apresentado aos deputados, toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca e ardor nos olhos, e idosos e crianças podem ter problemas sérios de saúde.

A expansão da Mina Casa de Pedra foi autorizada pelo Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental) em abril deste ano. Aos deputados, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável prometeu um plano de ação para enfrentar o problema da poluição atmosférica. Lonas nos caminhões de minério serão instalados para reduzir a poeira no ar.

Já a CSN afirmou que a ampliação de produção não aumentará a área de atuação da mineradora e também não aumentará o consumo de água do empreendimento.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.