Moradores realizam protesto em BH após chuvas alagarem casas
Ato ocorreu na Avenida Cristiano Machado, no bairro Primeiro de Maio e só parou após a chegada de um representante da PBH
Minas Gerais|Samuel Resende*, do R7
Moradores atingidos pela chuva realizaram um protesto no bairro São Gabriel, região Nordeste de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (8). O grupo fechou um dos principais acessos a avenida Cristiano Machado e só liberou a via após a chegada de um representante da prefeitura.
Móveis e tapumes foram colocados na pista para barrar o fluxo de veículos. A manifestação durou cerca de 4 horas e gerou um longo congestionamento na região. Após a negociação, uma reunião foi marcada para a a próxima quarta-feira (10), em uma creche do bairro. O representante da prefeitura disse que haveria possibilidade de fornecer um auxílio moradia para aqueles que perderam a casa.
Na avenida Cristiano Machado, casas e comércios ficaram alagados devido à chuva do fim de semana na capital. A água arrastou colchões, móveis e outros itens. Eletrodomésticos que restaram ficaram inutilizados pelo contato com a água.
Uma das atingidas, Dayana relata que não a chuva já atingiu o local em outras ocasiões.
— No ano passado também tivemos um grande estrago. A prefeitura veio, deu uma cesta básica, e um colchão. Em 2011 ocorreu uma chuva mais forte e nos deram uma indenização de mil reais. Só que isso não resolve nada. Às vezes, nem ajudam a gente.
Os temporais duraram cerca de 12 horas e em vários locais choveu o que estava previsto para todo o mês de fevereiro.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Flavia Miguel y Martins