Morre primeiro paciente a receber coração artificial em Minas
Tiago Lopes de Souza, de 31 anos, sofreu "complicações hemorrágicas intestinais"
Minas Gerais|Do R7

Morreu na manhã desta terça-feira o primeiro homem a receber um coração artificial em Minas Gerais. Tiago Lopes de Souza, de 31 anos, foi operado no dia 21 de agosto. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Felício Rocho, ele sofreu complicações hemorrágicas intestinais ocorridas no último fim de semana e não resistiu.
Souza ficou conhecido por ser submetido ao procedimento inédito, que durou cerca de seis horas. Uma equipe de mais de 15 de pessoas trabalhou para dar a ele um aparelho que auxiliava no batimento do próprio coração. Na época, o médico Marconi Ruas explicou que a tecnologia funcionava como um órgão artificial.
— Essa cirurgia representa o que tem de mais avançado hoje no mundo em termos de tratamento para insuficiência cardíaca refratária, que é a insuficiência onde não há mais possibilidade de melhora.
O dispositivo ligado no peito do paciente funcionava como uma bomba, pulsando o sangue para a aorta, artéria que o distribui para o resto do corpo. O aparelho externo é mantido por uma bateria e responde comandos de um computador.
No caso de Souza, o coração dele conseguia bombear apenas um litro de sangue por minuto. Com a cirurgia, o paciente teria quatro vezes mais força no órgão. O implante do dispositivo funcionaria como uma ponte para que Souza se recuperasse até estar preparado para a solução definitiva, que seria o transplante.















