Motoristas de ônibus entram em acordo e encerram greve em BH
Representantes da categoria aceitaram reajuste salarial de 9% proposto pelas empresas; outras reivindicações irão para Justiça
Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7
Os sindicatos que representam os motoristas e as empresas de ônibus entram em um acordo, nesta sexta-feira (3), que dá fim a greve dos funcionários. Em audiência realizada no TRT-MG (Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais), o órgão que representa se comprometeu a encerrar o movimento imediatamente.
Durante a reunião, o STTR-BH (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte) aceitou a proposta de reajuste salarial de 9%. A discussão sobre o intervalo intrajornada e o pagamento de ticket alimentação nas férias irá para decisão judicial.
Na manhã desta sexta-feira (3), segundo dia da paralisação, os pontos de ônibus de Belo Horizonte amanheceram cheios. De 6h às 7h, 20% da frota de coletivos saiu das estações da capital. Nas regiões do Barreiro e de Venda Nova, nenhuma viagem foi realizada nesse horário.
Negociações
No início da última semana, o sindicato dos trabalhadores do transporte público também iniciou uma greve na capital, por estarem insatisfeitos com os salários congelados há três anos e a falta de proposta de reajuste por parte dos empresários.
A paralisação foi encerrada no dia 24 de novembro e, em troca, o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte Público de Belo Horizonte) se comprometeu a apresentar a proposta de reajuste salarial solicitada pelos trabalhadores.
No entanto, o presidente do STTR-BH, Paulo César da Silva, explicou que os trabalhadores rejeitaram a proposta oferecida pelas empresas que operam o transporte na cidade e, por isso, uma nova greve começou nesta quinta-feira (2).