Logo R7.com
RecordPlus

Motoristas e cobradores cruzam os braços e população fica sem ônibus em Contagem

Eles estão concentrados em frente à sede da empresa Transimão

Minas Gerais|Márcia Costanti, do R7

  • Google News
Funcionários impedem saída de veículos da garagem da empresa
Funcionários impedem saída de veículos da garagem da empresa

Motoristas e cobradores da Transimão, de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, cruzaram os braços na madrugada desta segunda-feira (9). Eles estão reunidos em frente à sede da empresa, no bairro Chácara Santa Tereza desde as 4h.

O ato está sendo acompanhado por militares do 18º Batalhão. A Transcon (Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem) informou que dez linhas estão paradas. No entanto, o Sittracon (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Contagem) alega que a paralisação afeta de 25 a 30 linhas.


Leia mais notícias no R7 MG

O coordenador de comunicação da entidade, Nicolau Manoel Jovino Junior, ressaltou que aproximadamente 300 trabalhadores aderiram ao movimento. Ele explica que a manifestação cobra melhores condições na empresa e questiona descontos ilegais que estariam sendo feitos nos pagamentos.


—Estão cobrando multa indevida do trabalhador, não estão pagando hora extra, descontam R$ 172 se o trabalhador chega mais cedo ou dois minutos mais tarde.

A Transimão informou, por meio de nota, que a manifestação é referente à negociação de convenção coletiva e ao pedido de reajuste salarial das entidades de classe. A empresa argumentou que está "no período de data base para o aumento de salário e, até o presente momento, a categoria não informou à empresa o valor de reajuste desejado. A empresa aguarda assembleia geral para iniciar a negociação".


Sobre a reclamação do sindicato acerca das multas por atraso e a não aceitação de atestado médico, a Transimão afirma que possui uma médica do trabalho que avalia todos os funcionários para evitar que qualquer colaborador trabalhe fora da sua condição normal e evitar que sejam aceitos quaisquer atestados falsos, como rege a lei. A empresa reitera que trabalha sempre dentro das normas estabelecidas pela CLT e prega o respeito aos seus funcionários.

A Transimão garantiu ainda que todas as linhas estão operando com escala mínima conforme determina a lei, e não há nenhuma linha fora de circulação.


Segundo a Transcon, o sindicato não informou previamente a paralisação, mas mandou ofício para a empresa prestar esclarecimentos sobre a regularização do serviço.

Confira as 15 linhas que foram afetadas, segundo boletim da Transcon divulgado às 17h:

Linha - viagens programadas - viagens executadas

570 - 13 - 0%

002A - 60- 81,67%

002B - 60 - 56,67%

101A - 40 - 5,00%

101B - 34 - 0%

101C - 18 - 6,67%

101D - 18 - 0%

0402 - 23 - 34,78%

0403 - 23 - 95,65%

474 - 6 - 0%

401A - 19 - 31,58%

401C - 21 - 0%

401D - 0 - 0%

003A - 82 - 90,24%

510 - 6 - 0%

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.