Logo R7.com
RecordPlus

'Movimento político', diz Romeu Zema sobre criação de CPI da Covid

Governador de Minas Gerais disse que Controladoria-Geral e MP podem investigar irregularidades no combate à pandemia

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7, e Garcia Junior, da RecordTV Minas

  • Google News
Governador de Minas Gerais criticou possibilidade de criação de CPI no Congresso Nacional
Governador de Minas Gerais criticou possibilidade de criação de CPI no Congresso Nacional

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), classificou como "movimento político" a tentativa de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar omissões do governo federal com relação ao combate à pandemia de covid-19. 

Questionado sobre a sua opinião com relação às discussões que ocorrem em Brasília sobre a CPI da Covid, Zema disse lamentar. 


— Eu lamento. Em um momento de pandemia, nós temos um inimigo em comum, que é o vírus. O Brasil tem demonstrado que tem perdido muita energia em polêmica, discussões internas e pouca energia em encontrar soluções. Então, eu vejo a CPI dentro desse contexto. 

O governador de Minas Gerais disse que as investigações sobre a conduta de governantes no combate à pandemia podem ser investigadas por órgãos de controle, como a CGU (Controladoria-Geral da União) e o Ministério Público. 


— Se alguém fez algo errado, que pague por isso, que seja investigado. Já temos a Controladoria-Geral da União, o Ministério Público Federal, para estar investigando isso. Me parece que é mais um movimento político do que um movimento que vai somar. Com certeza vai sair alguma informação, mas seria algo que o Ministério Público chegaria daqui a algum tempo.

CPI da Covid


O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, nesta quarta-feira (14), que o Senado deve instalar o pedido de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as ações e omissões do governo federal no combate à pandemia. Em plenário, a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, na última semana, foi seguida por 10 dos 11 membros do Supremo. 

A Constituição estabelece que são necessários três requisitos para que uma CPI possa funcionar: um terço das assinaturas dos parlamentares da Casa onde ela for instalada, ter um fato determinado a ser investigado e um tempo limitado de funcionamento.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.