MST entra na Justiça para impedir despejo de ocupação no Sul de MG
Movimento quer barrar despejo de ocupação que já dura 22 anos; Governo de Minas entrou com pedido de suspensão da ação, mas sem sucesso
Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) entrou com um pedido no STJ (Superior Tribunal de Justiça) pedindo a reversão da ordem judicial de reintegração de posse de um terreno em Campo do Meio, a 315 km de Belo Horizonte.
Integrantes do MST ocupam parte da Fazenda Adrianópolis desde 1998. O acampamento dos sem-terra fica no entorno da antiga Usina Ariadnópolis, que faliu em 1996.
Reintegração
De acordo com o Movimento, a operação começado na madrugada da última quarta-feira (12), com a participação de centenas de viaturas, policiais, drones e um helicóptero, que cercaram o local.
Veja: Moradores de ocupação são removidos pela PM em BH
A liderança do MST acusa os oficiais de terem agido com truculência e de estarem "atormentando a vida dos moradores" desde o fim de julho. Em resposta, a PMMG afirmou que a operação foi planejada de forma que a vida dos envolvidos fosse preservada. Segundo a corporação, as famílias estão sendo realocadas pela Prefeitura de Campo Belo.
Pelo Twitter, o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que a Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) encaminhou um pedido de suspensão da reintegração de posse até o fim da pandemia mas, segundo o governador, o pedido foi recusado.
*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel