Minas Gerais Museus de Belo Horizonte vão reabrir após sete meses fechados

Museus de Belo Horizonte vão reabrir após sete meses fechados

Galerias de arte e espaços de exposições também estão autorizados a receber visitantes na capital mineira a partir deste sábado (10), segundo a prefeitura

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento e Caio Silva*, do R7

Museus podem reabrir a partir deste sábado

Museus podem reabrir a partir deste sábado

Reprodução / Google Street View

Os museus e galerias de arte de Belo Horizonte poderão reabrir a partir deste sábado (10). Estes espaços estavam fechados há sete meses devido à pandemia da covid-19

A informação foi confirmada pela prefeitura nesta sexta-feira (9). A autorização foi feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da prefeitura da capital, e será publicada no DOM (Diário Oficial do Município) deste sábado. 

Segundo a prefeitura, os espaços deverão seguir uma série de protocos de segurança contra a disseminação da covid-19, entre eles o distanciamento e acesso do público, higienização e cuidados com funcionários.

Ainda segundo o executivo, os locais deverão respeitar a capacidade de uma pessoa a cada 5m² nos espaços de visitação e de circulação como corredores, além de disponibilizar embalagens de álcool 70% nos acessos aos espaços das exposições. 

A prefeitura ainda informou que os horários de funcionamento serão livres e definidos por cada museu. Todas as medidas de segurança que deverão ser seguidas estão disponíveis no site da prefeitura.

Os espaços que são administrados pela Fundação Municipal de Cultura, como a Casa do Baile, na região da Pampulha, museu de Arte da Pampulha, museu Histórico Abílio Barreto, Museu da Imagem e do Som, Cine Santa Tereza, Museu da Moda de BH e Museu Casa Kubtsheck terão sua reabertura feita de forma gradativa, que será informada no site do executivo.

A Prefeitura de BH ainda informou que, também neste sábado, filmagens na cidade feita pela Comissão de Filmagens da Secretaria Municipal de Cultura também serão autorizadas.

As gravações também deverão seguir o protocolo com medidas de segurança contra a disseminação da Covid-19. Para solicitar filmagens, os pedidos devem ser encaminhados por meio de formulário disponível no site da prefeitura neste link.

Cinemas e teatros

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, os protocolos de segurança para a volta do funcionamento de cinemas e teatros serão anunciados dentro de 15 dias. A data foi definida após uma reunião com representantes do setor, nesta quarta-feira (7).

Ederson Clayton, vice-presidente da AMEE (Associação Mineira de Eventos e Entretenimento), acredita que os eventos na cidade deverão ser liberados após o anúncio do protocolo.

— A expectativa é que, em 15 dias, poderemos voltar a ter eventos como teatro, cinemas e museus. Todos com distanciamento.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Nascimento 

Últimas