Número de desalojados por chuvas em MG quase triplica em um dia
Total passou de 3.872 para 9.565, segundo a Defesa Civil; moradores afetados pelo temporal contabilizam os estragos
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O número de pessoas desalojadas em razão do período chuvoso em Minas Gerais quase triplicou entre esta sexta-feira (10) e este sábado (11), passando de 3.872 para 9.565. Já o total de desabrigados subiu quase quatro vezes, passando de 406 para 1.979.
Os dados são da Defesa Civil estadual. Oficialmente, são consideradas desalojadas aquelas pessoas que tiveram que deixar sua casa e precisam de abrigo do poder público. Os desabrigados são os moradores que vão para a casa de amigos ou parentes.
As cidades mais afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias estão nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e no norte do estado. O balanço mostra que ao menos 62 municípios registraram impacto humano causado pelo temporal.
Moradores passaram o sábado limpando o rastro de sujeira deixado pelas enchentes em diferentes partes do estado. Em Umburatiba, um dos municípios afetados, ruas e casas ficaram inundadas. Houve queda de imóveis e deslizamentos.
Ainda segundo a Defesa Civil, o número de mortes se manteve em cinco de ontem para hoje. Entre elas, a do menino de 2 anos que teve a casa soterrada por um barranco em Pescador, a 412 km de Belo Horizonte.