Número de mortos por causa das chuvas em MG pode chegar a 30
Boletim da Defesa Civil desta sexta-feira (18) contabilizou 27 óbitos; outras três pessoas não resistiram após deslizamento em Caratinga
Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7
O número de mortos em decorrência das chuvas aumentou em Minas Gerais. Segundo a Defesa Civil estadual, até esta quinta-feira (17), 27 óbitos foram confirmados. O órgão ainda não contabilizou as três vítimas da mesma família que foram atingidas por um deslizamento em Caratinga, a 297 km de Belo Horizonte, na madrugada desta sexta-feira (18).
Nesta quinta-feira (17), a queda de um barranco atingiu um bar e matou uma mulher de 39 anos em Frei Gaspar, a 453 km da capital mineira. A vítima foi atingida por escombros do estabelecimento comercial e não resistiu aos ferimentos. O corpo dela foi encaminhado para o IML (Instituto Médico-Legal) de Teófilo Otoni.
Em Sereno, distrito de Cataguases, cidade a 303 km de BH, uma motorista de 52 anos morreu depois que o carro que dirigia foi arrastado por uma enxurrada, no último domingo (13). De acordo com o Corpo de Bombeiros, Lucimar da Silva Pinto passava por uma ponte quando o veículo foi levado pela correnteza. Ela tentou se salvar saindo do automóvel, mas se afogou. O corpo foi encontrado alguns metros à frente do veículo.
Os demais óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Uberaba, Coronel Fabriciano, Nova Serrana, Engenheiro Caldas, Pescados, Montes Claros, Betim, Belo Horizonte, Dores de Guanhães, São Gonçalo do Rio Abaixo, Ervália, Caratinga, Ouro Preto, Perdigão, Santana do Riacho, Contagem e Claro dos Poções.
Os dados são do atual período chuvoso, que começou em outubro de 2021 e vai até março deste ano, e já superaram os registrados na última temporada, que teve 22 mortes. As dez vítimas da tragédia de Capitólio não serão contabilizadas até o fim das investigações.
Desabrigados e desalojados
Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil, Minas Gerais registrou 364 desalojados e 65 desabrigados nas últimas 24 horas por causa das chuvas. Até o momento, o estado contabiliza 55.825 pessoas que deixaram suas casas e foram para imóveis de parentes ou amigos e outras 9.137 que precisaram de abrigo público.
Ainda de acordo com o levantamento, 426 cidades mineiras decretaram situação de emergência.
" gallery_id="61e1b2f8416eb9e4d3000719" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/minas-gerais/numero-de-mortos-por-causa-das-chuvas-em-mg-pode-chegar-a-30-18022022"]