Operação termina com seis presos suspeitos de sonegar impostos em Minas Gerais
Duas pessoas ainda estão foragidas, segundo assessoria de imprensa da Polícia Civil
Minas Gerais|Márcia Costanti, do R7

Seis pessoas foram presas por envolvimento com sonegação de R$ 150 milhões em impostos em Minas Gerais durante uma operação da Polícia Civil na manhã desta terça-feira (10). De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, outros dois suspeitos estão foragidos. A ação, intitulada de "Concorrência Leal", teve como principal alvo empresas que atuam na região da Ceasa/MG (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais), em Contagem, na região metropolitana.
Segundo investigações da Polícia Civil e Ministério Público Estadual, essas organizações compram bebidas alcoólicas no Espírito Santo e sonegam a nota fiscal por meio da mudança do documento para entrarem com o pagamento de impostos em valor menor.
Um dos suspeitos, Ailson Viegas, de 49 anos, dono de uma empresa que pode ter recebido notas fiscais fraudadas, foi surpreendido pelos agentes na varanda de casa. O empresário tinha um madado de prisão emitido pela Justiça. Depois de realizarem buscas no local. Duas caminhonetes e um jipe tiveram a documentação verificada. Segundo o delegado Denilson dos Reis, Viegas seria um "laranja" usado no esquema que beneficiava distribuidoras menores.
Segundo o delegado Denilson dos Reis Gomes, da Delegacia Especializada de Investigação de Falsificação, Sonegação Fiscal e Administração Pública (Deifa), o esquema acabava favorecendo a concorrência desleal no mercado e prejudicando outras empresas concorrentes, que, inclusive, ajudaram a denunciar a fraude.
— Começamos as investigações depois que empresários procuraram o Ministério Público e a Polícia Civil para mostrar o descontentamento e denunciar estas práticas, que vinha ocorrendo há muito tempo, principalmente na região do Ceasa. Estamos diante de uma grande organização criminosa.
Ao todo, foram cumpridos 28 mandados de buscas e apreensão e oito de prisão na capital, em Contagem, Betim, Nova Lima, Nova Serrana, Esmeraldas, Conceição do Pará e na cidade paulista de Jundiaí. A ação conjunta reúne 100 policiais civis, 80 auditores fiscais da Receita Estadual, seis delegados e dois promotores de Justiça.















