‘Pais’ do rock de BH inauguram nova casa cultural
Entre Trilhas é o novo espaço do casal Edmundo e Andreia, donos dos antigos Calabouço, Casa Cultural Matriz e Casa Matriz
Um dos casais mais atuantes na cena underground de Belo Horizonte inaugura, neste sábado (31), seu mais novo empreendimento cultural, o Entre Trilhas, novo point para trilheiros e amantes da música.
A casa fica na zona rural de Sabará, cidade da região metropolitana de BH, em trecho conhecido como “a rota do ferro”, rota turística dos praticantes do cicloturismo, cavalgada e caminhadas.
O Entre Trilhas é o novo projeto do Edmundo e Andreia, os nomes por trás de históricas casas de shows de Belo Horizontes, como Calabouço, Matriz e Casa Matriz.
Desde 1980, a dupla oferece para a cena roqueira underground, principalmente para aqueles que estão começando, um espaço acessível para shows de bandas de todos os gêneros musicais, principalmente do rock.
Entre seus principais projetos esteve a Casa Cultural Matriz, inaugurada os anos 2000, bem debaixo do Edifício JK.
A lista de grandes bandas que já tocaram no Matriz (cara...) mal caberia neste texto, principalmente do metal. Brujeria, Dead Fish, Drowned, Chakal, Headhunter, Olho Seco, Mystifyer...
Mas o “canal” do Matriz era a abertura que Edmundo e Andrea dava, principalmente, para propostas de shows e eventos para produtores e bandas que estavam começando.
Depois da pandemia, Edmundo e Andreia até tentaram se manter, mas, com os altos custos e a proibição de eventos devido ao isolamento social, mesmo com campanhas de arrecadação, o Matriz teve que se mudar. Saindo do edifício JK e indo para a Casa dos Jornalistas.
Neste ano, o casal anunciou a venda do Matriz para o grupo da casa de show A Autêntica. “Foram 24 anos de promoção e fomento de várias tendências, estilos e gêneros artísticos. Festivais de música, cinema, artes visuais, teatro, dança, poesia e lançamentos de livros... Nosso legado foi passado para uma pessoa que está conosco desde o Bar Calabouço e que manterá a tocha acesa”, disse, oficialmente, em postagem publicada nas redes sociais.
ENTRE TRILHAS
Durante quase dez anos o casal Edmundo e Andreia construiu tudo no terreno onde funcionará o Entre Trilhas, uma área de quase 650 metros quadrados divididos em cinco ambientes, sendo quatro deles abertos, cercados de vegetação nativa e muros de pedra talhada.
“A proposta é unir culinária e cultura, entretenimento e natureza, durante os diversos eventos culturais, festas e shows ao longo do ano”, disse o casal na postagem em suas redes sociais.
“Vamos fazer de tudo para que o espaço se torne referência cultural da cidade de Sabará”, afirmam Edmundo e Andreia.
O bar Entre Trilhas fica no bairro Pompeu, a três quilômetros do Centro de Sabará e a 19 do Centro de Belo Horizonte.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.