Pelo telefone, bombeiro de BH salva bebê engasgado com leite materno
Corporação foi acionada após um recém nascido de sete dias se engasgar com leite materno; pais foram orientados a como desobstruir as vias da criança
Minas Gerais|Clara Mariz, do R7*
Um tenente do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realizou um salvamento pelo telefone nesta terça-feira (7), em Belo Horizonte. Depois de receber uma ligação do pai de um bebê de apenas sete dias que havia engasgado com leite materno enquanto a mãe o amamentava, o tenente Alexander Amorim passou instruções por telefone.
Com voz calma, o oficial pediu ao pai da criança que colocasse o celular no viva voz e começou a detalhar o procedimento.
— Você vai colocar as mãozinhas no peito dele e colocá-lo no seu colo de jeito que as costinhas dele fique de frente para você. Agora você vai pegar com a palma da mão e vai dar cinco batidinhas na escápula dele.
Mesmo com a manobra, o recém nascido não apresentava melhoras. Então, o militar instruiu à família que fizesse sucções na boca e no nariz do bebê.
— Você vai fazer o seguinte, tampa o nariz dele e com a sua boca na boquinha dele você vai sugar, para puxar e desobstruir o leite que tiver lá.
Após alguns minutos, a criança voltou a respirar e, em seguida, passou a apresentar sinais de normalidade. O bombeiro orientou o pai a encaminhar o bebê até um hospital para atendimento médico.
Segundo a corporação, somente em 2019, já foram realizadas 123 ocorrências por obstrução de vias aéreas.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Lucas Pavanelli