Pacientes de uma unidade de saúde atingida precisaram ser transferidos
TV Paranaíba/ReproduçãoMinas Gerais registrou a primeira morte em decorrência das chuvas no período que começou em setembro deste ano. Um idoso, de 63 anos, não resistiu aos ferimentos, nesta terça-feira (8), após o muro de um imóvel ceder e ele ser soterrado pela estrutura em Piraúba, a 261 km de Belo Horizonte. A vítima era deficiente física e o acidente aconteceu durante uma tempestade de granizo.
Segundo a Defesa Civil estadual, vários imóveis tiveram os telhados danificados e o fornecimento de energia elétrica foi comprometido parcialmente no município.
Também nesta terça-feira (8), a cidade de Uberaba, a 480 km de Belo Horizonte, registrou ocorrências durante uma forte chuva acompanhada de muito granizo. Casas tiveram os telhados destruídos e carros foram atingidos por queda de árvores.
Uma unidade de saúde do município precisou ser interditada por causa dos danos causados ao imóvel e 12 pacientes precisaram ser retirados. Outras 20 pessoas que aguardavam atendimento também foram direcionadas para outros locais.
Em Belo Horizonte, um adolescente, de 14 anos, morreu após ser atingido por um coqueiro. O menino andava de bicicleta com os amigos em um lote vago no bairro Céu Azul, na região da Pampulha. Ainda não se sabe se o óbito foi causado pelas chuvas.
Chuva de granizo em Minas
Minas Gerais registra tempestade de granizo desde a última segunda-feira (7). As pancadas atingiram plantações e causaram prejuízos, principalmente no sul do estado.
Na área rural de Lambari, a 339 km de Belo Horizonte, uma rápida chuva causou danos nas lavouras de café. Em Nova Resende, a 427 km da capital, a zona rural também foi a mais afetada. Plantações de café e tomate foram atingidas e, de acordo com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas), um produtor perdeu quase toda a plantação.
Confira os outros municípios afetados:
Período chuvoso
Ainda segundo o balanço da pasta, 27 municípios já decretaram situação de emergência. Até o momento, o estado registrou 488 desabrigados, ou seja, aqueles que necessitam de abrigo público, e 1.804 desalojados, os que deixaram suas casas e foram para imóveis de parentes ou amigos, por causa dos temporais. O período chuvoso em Minas começou em setembro deste ano e vai até março de 2022.
Previsão do tempo
O tempo segue instável e com possibilidade de pancadas em todo o estado de Minas Gerais nesta quarta-feira (9). Segundo a Defesa Civil, por causa da intensificação das áreas de instabilidade atmosféricas há risco de chuva forte, especialmente nas regiões oeste, sul, Zona da Mata e Triângulo Mineiro.