PF desmonta quadrilha que fraudava cartões de crédito para compras internacionais
Operação “American Dream” foi realizada em Minas e outros três estados brasileiros
Minas Gerais|Do R7
A PF (Polícia Federal) realizou nesta terça-feira (20) a operação "American Dream", Ccontra uma quadrilha que fraudava cartões de crédito da Caixa Econômica Federal para comprar produtos no exterior e revender no Brasil. Ao todo foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva, 19 de busca e apreensão e um de condução coercitiva em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Segundo a PF, as investigações tiveram início em 2014 e apontaram que os criminosos se passavam por titulares dos cartões fraudados para entrar em contado com a central de atendimento da instituição financeira e obter a “autorização para compras em viagem internacional”.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Ainda conforme os levantamentos, o crime era praticado em cinco fases: obtenção de dados da trilha do cartão de crédito e do respectivo titular; autorização de uso no exterior; compras de equipamentos eletrônicos nos Estados Unidos, especialmente telefones celulares, câmeras fotográficas profissionais e bicicletas de competição (algumas avaliadas em até US$ 12 mil); envio das mercadorias para o Brasil e venda dos produtos por preço inferior ao adquirido.
Os integrantes da quadrilha também teriam cooptado funcionários do banco e aliciado laranjas, em nome dos quais faziam cartões internacionais fraudados, com limites de crédito muito acima do poder aquisitivo dos aliciados. A estimativa da PF é de que o prejuízo aos cofres da Caixa foi de cerca de 20 milhões de reais em um período de menos de dois anos.