Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF vai usar drones para combater 'boca de urna' em zonas eleitorais

Polícia Federal vai reduzir circulação de agentes nas ruas devido à pandemia, mas espera que os drones desestimulem a ocorrência de crimes eleitorais

Minas Gerais|Raquel Rocha, da Record TV Minas

A Polícia Federal vai utilizar 100 drones para combater crimes durante as eleições em todo o país. Destes, pelo menos 15 equipamentos irão monitorar as principais zonas eleitorais de Minas Gerais.

Os drones têm capacidade para voar em altitudes elevadas e de forma discreta, dificultando que sejam vistas. As imagens de alta qualidade serão repassadas simultaneamente para equipes da Polícia Federal, que irão avaliar o material e possíveis medidas a serem tomadas.

Drones estão equipados com câmeras de alta qualidade
Drones estão equipados com câmeras de alta qualidade Drones estão equipados com câmeras de alta qualidade

De acordo com o delegado Daniel Fantini, a medida foi adotada por conta do número de crimes eleitorais denunciados em zonas de votação específicas. Fantini esclarece que os drones são uma alternativa à presença dos agentes na rua, que também precisam se proteger contra a covid-19.

— Por conta da pandemia, a Polícia Federal decidiu usar a tecnologia para reduzir a circulação de pessoas e garantir a segurança durante a votação.

Publicidade

Veja: Em BH, 81 candidatos a vereador trocaram de cor em quatro anos

Equipes de policiais vão ficar de plantão em alguns locais do estado, e cada grupo de quatro agentes ficará responsável por um drone. Os locais onde as aeronaves farão a fiscalização ainda vão ser definidos. A expectativa do delegado Daniel Fantini é de que a presença dos drones no ar desestimulem possíveis crimes eleitorais, como a boca de urna.

— As pessoas precisam saber que a Polícia Federal vai estar na rua acompanhando as eleições, e com o auxílio da tecnologia, que irá identificar esses suspeitos e, assim, puni-los.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.