'Piloto foi um herói', diz passageira após pouso de emergência em MG
Comandante foi aplaudido por quem estava na aeronave, que aterrissou em Confins. Houve gritaria e oração a bordo de avião que ia de SP para Londres
Minas Gerais|Ana Gomes e Matheus Renato Oliveira*, do R7
A passageira Erika Cesar Alves Teixeira, de 45 anos, estava a bordo do avião da Latam que ia de Guarulhos para Londres, na madrugada desta quinta-feira (20), e fez um pouso de emergênciano Aeroporto Internacional de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte.
Em entrevista ao R7, emocionada, Erika conta que o piloto foi "realmente um herói", uma vez que conseguiu pousar em condições adversas, com pouquíssima visibilidade, e salvou a vida dos passageiros.
Em nota, a Latam informou que a aeronave precisou alternar para o aeroporto de Confins "em razão de questões técnicas" (leia a nota oficia na íntegra abaixo).
Leia também
O marido dela,Paulo Henrique, de 51 anos, e as filhas gêmeas Ana Paula e Ana Clara também estavam no voo. O momento de maior desespero, segundo Erika, foi quando o piloto, "provavelmente sem querer, ligou o microfone voltado para os passageiros e disse que estava com um problema técnico sério".
De acordo com Erika, quando os comissários de bordo estavam entregando os cardápios para os passageiros, o comandante pediu que todos ficassem sentados, porque eles passariam por um momento de turbulência. Erika diz que ficou tranquila: "Eu já passei por turbulências piores, então mantive a calma".
A turbulência passou e, logo em seguida, as luzes e as TVs se apagaram. "Percebemos um barulho estranho, e só as luzes de emergência estavam acesas", lembra. Foi então que o piloto avisou que o avião tinha um problema: "Ele não entrou em detalhes, mas disse que teria que pousar em Confins para averiguar".
O barulho aumentou, revela a passageira. "Eu não sei por quanto tempo, parecia uma eternidade, e foi aí que o piloto ligou, sem querer, o microfone dos passageiros e avisou a torre que estava com problemas sérios, problemas elétricos sérios", afirma.
"Uma das minhas filhas entrou em desespero, porque ela faz engenharia e sabe como funciona a parte elétrica. Ela estava aguardando descer o trem de pouso, ela desesperada, um olhando para a cara do outro e rezando. Eu só pedia a Deus para segurar o avião e dar sabedoria ao piloto para que ele pudesse fazer o melhor possível", acrescenta.
"Pensei muitos nos meus pais, que já são idosos, e nos meus irmãos. Ainda mais nesta época de Natal, Ano Novo... Ao falar com eles, meu irmão me disse que minha mãe acordou várias vezes de madrugada, pedindo pra ligar pra mim. Eu acho que meu pensamento foi até ela, e ela ficou angustiada", diz.
Pouco antes de pousar em Minas Gerais, o piloto comunicou a todos que estava tudo sob controle: "Ele disse que estava tudo certo, mas o avião rodava muito. A gente via muitas luzes mas não pousava. Quando pousou foi um barulho muito forte, teve gente que gritou", lembra.
Apesar do susto, Erika exalta o papel do piloto: "Olha, abaixo de Deus, esse piloto merece... não sei nem dizer o quê. Já rezei por ele e agradeci muito a Deus. Ele foi realmente um herói. A gente podia não estar aqui para contar a história. Quando pousamos, as rodas pegaram fogo."
Erika diz que foi essencial a presença da família nos momentos de tensão: "Nessa hora é um dando força para o outro, rezando junto, fazendo uma corrente de oração". A filha Ana Paula contou que teve um "ataque de pânico" no momento do desespero. Já Ana Clara disse que tentou manter a calma e agarrou os familiares para passar força.
Veja o momento do desembarque dos passageiros:
Leia a nota oficial da Latam:
"A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres), que partiu às 00h30 (hora local) de hoje (20), alternou para o aeroporto de Belo Horizonte/Confins em razão de questões técnicas. Todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo a assistência necessária. Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada pelo menos até as 19h.
Em razão disso, 30 voos da companhia de/para Confins foram cancelados até as 19h e 1 alternado. A LATAM reforça aos passageiros que confirmem a situação de seus voos diretamente na página Status de Voos e não se dirigirem ao aeroporto.
Àqueles que tiverem seus voos impactados podem alterar seus voos ou solicitar reembolso do bilhete sem a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data, sem multas, de acordo com a disponibilidade. Outra opção é que os passageiros entrem em contato com o Call Center pelos telefones 4002-5700 (nas capitais) ou 0300-570- 5700 (nas demais localidades do Brasil) antes de se dirigirem ao aeroporto de Confins.
A companhia reitera que seguiu todos os procedimentos previstos para este tipo de situação, mantendo o controle da aeronave em todos os momentos e resguardando sempre a segurança de seus passageiros.
A LATAM reafirma o seu compromisso em manter os mais altos padrões de segurança e lamenta os inconvenientes que esta situação possa ter causado aos clientes."
*Estagiário do R7, sob supervisão de Raphael Hakime