Minas Gerais Pouso de emergência fecha aeroporto internacional de Confins

Pouso de emergência fecha aeroporto internacional de Confins

Não há previsão de quando pousos e decolagens voltarão a acontecer normalmente. Companhia fala que problema foi por questões técnicas

  • Minas Gerais | Giuliana Saringer, do R7*

Aeroporto de Confins é fechado na manhã desta quinta

Aeroporto de Confins é fechado na manhã desta quinta

Divulgação

O aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), está fechado desde a madrugada desta quinta-feira (20), sem previsão de reabertura, por causa de um pouso de emergência de uma aeronave que ia de Guarulhos, em São Paulo, para Londres, na Inglaterra.

Todos os voos com destino a Belo Horizonte estão sendo redirecionados para outros aeroportos. Mais de cem partidas e chegadas, considerando todas as companhias, já foram canceladas.

Pouso de emergência causa mais de 120 cancelamentos de voos

A assessoria do aeroporto informou que o pouso de emergência foi feito por uma aeronave da Latam às 1h43 desta quinta. A causa teria sido uma falha no sistema elétrico, uma vez que passageiros relatam, nas redes sociais, barulho no motor e luzes apagadas no avião.

O voo havia saído de Guarulhos (SP) às 0h30 e seguia para Londres, sob o número LA8084, mas precisou pousar em Confins por "questões técnicas". Os passageiros desembarcaram com segurança e estão recebendo a assistência necessária. 

No momento do pouso, os pneus foram danificados e precisam ser trocados para que a aeronave seja retirada da pista. 

Leia mais: Avião 'despenca' 1.500 metros em menos de 90 segundos

A assessoria de Confins afirma que as equipes do aeroporto e da Latam estão trabalhando em conjunto para providenciar os equipamentos necessários para a troca.

Aeronave da Latam que ia para Londres teve problemas técnicos

Aeronave da Latam que ia para Londres teve problemas técnicos

Reprodução/RecordTV

Segundo a assessoria do aeroporto, ainda não se sabe quando o aeroporto voltará a funcionar normalmente. A Latam afirma que a interdição da pista deve seguir até, pelo menos, às 19h. Até o momento, 30 voos da Latam foram cancelados e um alternado.

A orientação é de que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para checar a situação do voo antes de se dirigirem ao aeroporto. 

A Latam diz que os clientes da companhia "que tiverem seus voos impactados podem alterar seus voos ou solicitar reembolso do bilhete sem a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data, sem multas, de acordo com a disponibilidade".

Veja também: Avião que seguia para Paris faz pouso de emergência em Guarulhos

Leia a nota da companhia aérea Latam:

"A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres), que partiu às 00h30 (hora local) de hoje (20), alternou para o aeroporto de Belo Horizonte/Confins em razão de questões técnicas. Todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo a assistência necessária. Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada pelo menos até as 19h.

Em razão disso, 30 voos da companhia de/para Confins foram cancelados até as 19h e 1 alternado. A LATAM reforça aos passageiros que confirmem a situação de seus voos diretamente na página Status de Voos e não se dirigirem ao aeroporto.

Àqueles que tiverem seus voos impactados podem alterar seus voos ou solicitar reembolso do bilhete sem a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data, sem multas, de acordo com a disponibilidade. Outra opção é que os passageiros entrem em contato com o Call Center pelos telefones 4002-5700 (nas capitais) ou 0300-570- 5700 (nas demais localidades do Brasil) antes de se dirigirem ao aeroporto de Confins.

A companhia reitera que seguiu todos os procedimentos previstos para este tipo de situação, mantendo o controle da aeronave em todos os momentos e resguardando sempre a segurança de seus passageiros.

A LATAM reafirma o seu compromisso em manter os mais altos padrões de segurança e lamenta os inconvenientes que esta situação possa ter causado aos clientes."

*Com a colaboração de Matheus Renato Oliveira, estagiário do R7 em Belo Horizonte (MG)

Assista ao desembarque dos passageiros no aeroporto de BH:

Últimas