Pimentel anuncia criação de comissão para recuperação do rio Doce
Rompimento de barragem em Mariana deixou rastro de destruição no rio Doce
Minas Gerais|Do R7, em Belo Horizonte

Após uma reunião com prefeitos da região do Vale do Rio Doce, nessa quinta-feira (19), o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel anunciou a criação de uma comissão estadual para coordenar os assuntos relacionados ao rompimento de uma barragem da mineradora Samarco no dia 5 de novembro em Mariana, na região central do Estado.
Durante o encontro, realizado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, foram discutidas as melhorias nas condições da água do rio Doce e o trabalho conjunto entre o governos de Minas, federal e os municípios
— Foi uma reunião de trabalho para avaliarmos a extensão dos danos e tomarmos algumas medidas que vão ser implementadas ao longo dessa semana. A principal delas é a criação de uma comissão que vai centralizar e coordenar todas as iniciativas, daqui para frente, voltadas para a recuperação do rio Doce.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Drone detalha devastação no leito do rio Doce
O grupo será coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite, e terá a participação das pastas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além da Defesa Civil, Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Igam (Instituto Mineiro de Gestão de Águas) e AGE (Advocacia Geral do Estado).
De acordo com Pimentel, o objetivo neste momento é levantar as perdas econômicas e ambientais de forma conjunta, para “evitar a fragmentação das ações. Já a responsabilidade pelo prejuízo, segundo o governador, é da mineradora Samarco.
— Nós estamos entrando na fase mais estrutural do problema. Agora temos de cuidar da recuperação do rio Doce, do ressarcimento das perdas ocorridas, das indenizações. Agora, a questão de valor, toda a responsabilidade é da empresa, da Samarco. Então, é ela quem vai arcar com esse prejuízo.
Participaram do encontro os prefeitos de Mariana, Governador Valadares e Tumiritinga, entre outros, além de representantes da AGE, do Igam, da Copasa, secretários de Estado e deputados federais e estaduais.















