Pit bull Sansão, inspiração para lei contra maus-tratos a animais, morre aos seis anos
Em 2020, vizinho decepou brutalmente com uma foice as duas patas traseiras de Sansão, em Confins, na região metropolitana de BH
Minas Gerais|Maria Luiza Reis, do R7
O pitbull Sansão, que virou símbolo da causa animal, morreu nesta quarta-feira (12). Ele ficou conhecido, após ter as duas patas traseiras decepadas, o que acabou inspirando a criação de lei contra maus-tratos e que levou o nome dele. Sansão morreu, aos seis, anos enquanto passeava na rua. A família informou que ainda não sabe a causa exata da sua morte.
Em 2020, o vizinho do tutor de Sansão decepou brutalmente com uma foice as duas patas traseiras de Sansão, em Confins, na região metropolitana de BH. O crime bárbaro chocou o país e influenciou na criação da Lei 14.064, apelidada de ‘Lei Sansão’, proposta pelo deputado Fred Costa (PRD-MG).
A Lei Federal, aprovada em 2020, inclui um capítulo para cães e gatos, já existente, na Lei de Crimes Ambientais. A norma endureceu a punição contra quem comete maus tratos, com condenação de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda do animal. No caso de morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.
Antes, a pena era de detenção de apenas três meses a um ano, além de multa. A lei teve como principal objetivo coibir os agressores e proteger os animais domésticos que são vítimas de maus tratos e abusos.